Quem somos?
Uma Década de Dedicação ao Conhecimento Espiritual
A Escola de Médiuns celebra 10 anos de trajetória dedicada à formação espiritual e religiosa, com um legado que inclui quase 30 turmas concluídas e mais de 500 estudantes formados. Este caminho de transmissão de saberes foi iniciado e continua sendo guiado pelo Babalorixá Alex D'Oxalá, cujo compromisso com a educação espiritual transformou a vida de centenas de pessoas nas tradições de matriz africana.
Nossa Missão
A Escola de Médiuns tem como propósito fundamental democratizar o acesso ao conhecimento ancestral das tradições de terreiro, permitindo que cada pessoa possa:
• Fazer escolhas espirituais conscientes e fundamentadas
• Compreender os fundamentos que sustentam as práticas religiosas
• Desenvolver discernimento para uma vivência espiritual segura e transformadora
Acreditamos que o conhecimento é a principal ferramenta para a preservação das tradições afro-brasileiras e para o desenvolvimento espiritual genuíno.
Quem é Pai Alex? O Idealizador e Fundador
Pai Alex d'Oxalá é natural do Rio de Janeiro, nascido em fevereiro de 1974. Aquariano, foi iniciado para o Orixá Osalufan na tradição do Candomblé Ketu, tornando-se egbomi do Ilê Aṣé Oluwa Mi Ogun e descendente do Aṣé Osumarê.
Umbandista há 30 anos e sacerdote com casa aberta há 16 anos, está à frente da Fraternidade Umbandista Aldeia Caboclo Pena Branca. É o idealizador da Escola de Médiuns, que visa apresentar aos iniciantes e aos religiosos em busca de aperfeiçoamento a riqueza cultural das tradições religiosas de terreiro, com destaque para a Umbanda de Raiz.
Pai Alex também coordena o Movimento Umbanda Rio, que tem como propósito defender, difundir e promover as tradições religiosas de terreiro por meio de ações afirmativas e eventos. Entre eles, o Encontro Umbanda Rio, reconhecido como um dos maiores encontros de religiosos afro no Brasil.
Além disso, ele organiza anualmente o Arraiafro, que busca resgatar a cultura afro-religiosa presente nos festejos juninos, e o Macumbloco, a maior orquestra de atabaques do Brasil, dedicada a enaltecer as cantigas de terreiro e os sucessos da MPB alusivos às religiões afro.
Pai Alex é membro permanente do Fórum Nacional de Umbanda e Doutor Honoris Causa pela Faculdade Brasileira de Cultura Sacra.
Profissionalmente, é formado em enfermagem, especialista em emergência e resgate pré-hospitalar, além de atuar como consultor em treinamento nas áreas de segurança do trabalho. Com 25 anos de experiência, também se destaca como DJ, produtor musical e organizador de eventos.
Em 2018, foi agraciado com o prêmio Doutor Honoris Causa.